Mundo Conectado

Mundo Conectado

Empresas como Embraer, Natura, Grow, Bayer, John Deere, Mercedes-Benz, Salvus, Microsoft, Micro-bit e a cidade de Campinas estão apostando na Internet das Coisas para transformar os seus negócios

A cada segundo, 127 novos objetos se conectam à internet. De fones de ouvido, brincos e relógios a aspiradores, geladeiras, televisores, lâmpadas e carros. Casas, edifícios comerciais e indústrias também estão sendo fortemente tocados por essa transformação.

É sobre esse mercado, cujo impacto econômico poderá chegar a US$ 11 trilhões até 2025, que o livro Mundo conectado: como a Internet das Coisas está revolucionando os negócios, as cidades e a vida das pessoas, vai falar.

A obra, de autoria da jornalista especializada em tecnologia Patricia Knebel, foi realizada pelo time do Estúdio Editorial, que buscou 10 cases relevantes no mercado e realizou mais de 50 entrevistas instituiçoes brasileiras e internacionais. No time produção, estiverem os jornalistas Thiago Copetti, Patrícia Comunello, Cristiano Vieira, Clarissa Barreto e Roberta Mello, além da designer Ursula Fuerstenau.

O livro traz uma análise profunda deste mercado, abordando aspectos como regulamentação, conectividade, segurança e uso inteligente dos dados para gerar mais eficiência e capacidade de inovação às empresas. Além disso, apresenta as oportunidades para ecossistema local.

Formato

Impresso

“Foram cerca de 50 entrevistas realizadas ao longo de um ano com empresas, universidades e instituições de pesquisa para traçar um cenário que aponta para benefícios inesgotáveis e desafios sem precedentes que vivemos com a evolução da IoT. Sem falar em todo potencial da sua conexão com outras tantas tecnologias exponenciais como Inteligência Artificial, Machine Learning e Blockchain”

Patrícia Knebel

John Deere

Sim, uma lavoura também é um cenário para a Internet das Coisas – e, em se tratando do agronegócio, o segmento de máquinas agrícolas é um dos mais avançados no uso dessa tecnologia.⠀Um pulverizador dotado com uma estação meteorológica embarcada, lançado em 2017 pela John Deere no Brasil, é um bom exemplo da dinâmica que essas tecnologias trazem para o campo.⠀

O equipamento permite identificar as condições climáticas em tempo real e alerta o operador se algum parâmetro não estiver adequado. Com isso é possível ajustar a aplicação, permitindo a economia de recursos, aumentando a precisão e a efetividade do químico aplicado na lavoura e trazendo maior sustentabilidade ambiental.⠀

Natura

Internet das Coisas já é uma realidade na fábrica da Natura em Benevides, no Pará, onde são produzidos os sabonetes da marca de cosméticos brasileira. Sensores instalados nas máquinas capturam dados como temperatura, umidade, pressão, vibração e, com isso, ajudam a monitorar a qualidade dos produtos que chegam aos consumidores todos os dias.

O mesmo cuidado acontece na fábrica de Cajamar, em São Paulo, com as embalagens da linha “Sou”, voltada a cuidados diários. A cada minuto, cerca de 100 itens dessa linha são produzidos. A Natura tem 50 linhas de produção, entre as operações de São Paulo e no Pará. Tudo que acontece nelas é acompanhado em tempo real na sede da fabricante, em Cajamar, no interior de São Paulo.

Embraer

A Embraer é um caso referência no uso de tecnologia no Brasil e também globalmente. Para garantir que esteja sempre à frente, a empresa começou a construir em 2012 o seu plano diretor de aplicação das novas tecnologias que envolvem a Indústria 4.0.

Dentro desse planejamento estão Inteligência Artificial, robótica colaborativa, realidade aumentada e virtual e Internet das Coisas, que é um dos pilares desse plano diretor e hoje está sendo aplicada em diversas iniciativas da Embraer.

Prefácio

“As soluções de IoT já são uma realidade e abrem cada vez maiores oportunidades às empresas e aos usuários em diversos ambientes. Para o Brasil, as soluções habilitadas pela IoT representam uma especial oportunidade para enfrentar os inúmeros desafios econômicos e sociais de um país em desenvolvimento e com mais de 200 milhões de habitantes.”

Carlos Azen

Gerente de Telecom, TI e Economia Criativa, BNDES

Futurecom é palco do lançamento do livro

O lançamento foi em outubro de 2019, na Futurecom, maior evento de tecnologia da América Latina.

O diretor da Informa Markets e da Futurecom, Hermano do Amaral Pinto Junior, destacou a importância da obra. “IoT estabelece novos parâmetros para a sociedade e para a economia, e daí a importância do livro Mundo conectado que, de forma inédita no Brasil, traça o panorama deste mercado e apresenta casos práticos de aplicação de empresas de grande credibilidade”, afirma.

O mesmo cuidado acontece na fábrica de Cajamar, em São Paulo, com as embalagens da linha “Sou”, voltada a cuidados diários. A cada minuto, cerca de 100 itens dessa linha são produzidos. A Natura tem 50 linhas de produção, entre as operações de São Paulo e no Pará. Tudo que acontece nelas é acompanhado em tempo real na sede da fabricante, em Cajamar, no interior de São Paulo.

Lançamento do livro

Confira algumas fotos do lançamento do livro no evento da Futurecom:

Entre em Contato

Entre em Contato

Vida simples, saudável e feliz

Vida simples, saudável e feliz

Uma caminhada definitiva para construir bons hábitos e abandonar os ruins

Vida simples, saudável e feliz: uma caminhada definitiva para construir bons hábitos e abandonar os ruins, um livro que busca nos instigar a pensar na vida que queremos viver, no poder das nossas escolhas diárias, alguma delas que fazemos quase em pensar, no piloto automático, e que podem se transformar em hábitos bons ou ruins. É uma obra sobre transformação pessoal, sobre a criação de uma mentalidade forte para as mudanças que queremos fazer, sobre a liderança de pensamento para a construção de uma jornada mais saudável e feliz. Ele apresenta de forma inédita uma metodologia criada pela Carla Lubisco para a mudança definitiva de hábitos. Esse trabalho é resultado de muitos estudos com profissionais de diversas áreas, como psiquiatras, para criar uma estrada da mudança que pode ser percorrida por todos nós.

Para construir esse projeto, o time do Estúdio Editorial realizou uma série de entrevistas com a mentora em qualidade de vida e empreendedora Carla Lubisco. Em parceria com a autora, buscamos um time de especialistas que é referencia no Brasil e no mundo, como o professor assistente de Psicologia da Harvard Medical School, Ronald D. Siegel, a nutricionista e chef de cozinha natural Bela Gil, o pesquisador do Instituto de Informática Ufrgs e membro do The High-level Panel on Digital Cooperation, da Organização das Nações Unidas (ONU), Edson Prestes, e a médica psiquiatra e psicoterapeuta e mestre em Psiquiatria, Betina Mariante Cardoso.

Prefácio

“Carla Lubisco ajuda a despertar, através desta obra e por meio da sua própria concepção e filosofia de vida, para a importância de o bem viver ser realmente incorporado na nossa expectativa de vida. De forma organizada e estruturada, ela apresenta as possibilidades e os caminhos para que qualquer um possa atingir patamares importantes e continuados de transformação pessoal, nos dando a dimensão de possibilidade de mudança, por nós e para nós, que anteriormente não conhecíamos”.

Jorge Gerdau Johannpeter

Empresário

Convidados especiais

“O melhor tipo de felicidade, a mais duradoura, é a felicidade que vem de apreciar coisas pequenas na vida. Significa aproveitar ao máximo o que está acontecendo no momento. E um caminho para a felicidade mais duradoura é a gratidão”.

Ronald D. Siegel

Professor assistente de Psicologia, Harvard Medical School

“Ao conhecermos mais de nós mesmos, de nossas raízes biológicas, estamos adentrando nossa humanidade mais profunda e a existência da evolução que nos habita. Isto se torna principalmente importante quando entendemos que, pela adoção de novos comportamentos e ações, podemos enriquecer nossas capacidades pela plasticidade cerebral, ou seja, podemos nos apropriar das mudanças que desejamos implantar em nossas vidas e, pelo aprendizado, enraizá-las como parte de nós”.

Betina Mariante Cardoso

Médica psiquiatra e psicoterapeuta e mestre em Psiquiatria

“A alimentação pode ser o caminho do tratamento, da prevenção e da cura de doenças. Se as pessoas tiverem consciência de que o que elas comem e a quantidade podem gerar saúde ou doença, estaremos caminhando para uma população global mais saudável”.

Bela Gil

Nutricionista e Chef de cozinha natural

“Precisamos compreender melhor as inovações e empoderar tanto as pessoas que desenvolvem a tecnologia como as que a utilizam. A mudança passa pela educação e por um esforço que deve mobilizar muitos atores – governo, academia, fabricantes e sociedade”.

Edson Prestes

Pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e membro do The High-level Panel on Digital Cooperation, da Organização das Nações Unidas (ONU)

 A autora

Apaixonada por tudo que envolve a construção de uma vida mais equilibrada, saudável e feliz, Carla Lubisco é especialista em mudança de hábitos e autora do livro Gestão da Qualidade de Vida: como viver mais e melhor. É formada em Educação Física e pós-graduada em Atendimento Físico Personalizado. Foi uma das responsáveis pela introdução no Brasil do conceito de personal trainer. Atua há mais de 40 anos no mercado de bem viver e participa de projetos para grandes marcas e personalidades, como o site da modelo Gisele Bündchen, do qual foi colunista em qualidade de vida. Recebeu o título honorífico de Líder Desportiva, concedido pela Câmara Municipal de Porto Alegre. É a fundadora e CEO da startup Carla Lubisco Plataforma de Bem Viver, uma iniciativa inovadora que reúne conteúdo, serviços e profissionais especializados para quem deseja viver mais e melhor.

Onde Comprar

Conteúdos adicionais

O livro conta com conteúdos adicionais como um podcast, produzido em parceria com a America Podcast.

Lançamento

O lançamento do livro Vida simples, saudável e feliz: uma caminhada definitiva para construir bons hábitos e abandonar os ruins, da mentora em mudança de hábitos e empreendedora da saúde Carla Lubisco aconteceu em 27 de agosto, no Instituto Ling, data em que ela também comemora o seu aniversário.

Entre em Contato

Entre em Contato

Dynamic Mindset – ideias instigantes que transformam

Dynamic Mindset

Ideias instigantes que transformam

Do unlearning ao lifetime learning, do não compreendido ao uso massivo dos avanços, da rigidez de pensamento à dinâmica constante de evolução, o livro Dynamic Mindset – ideias instigantes que transformam, organizado pela jornalista Patricia Knebel, reúne textos dos 12 mindsetters do grupo e entrevistas especiais.

O prefácio da obra é do superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Pucrs, Jorge Luis Nicolas Audy.
O Dynamic Mindset é um projeto que procura abordar e oxigenar o humano através de ideias que permitam transformar cada um de nós em um novo player, preparado e capacitado para entender e lidar com vantagens na velocidade exponencial de mudanças e ressignificâncias em que estamos inseridos e vivemos.

O projeto aborda temas como inovação, liderança, sociedade e empreendedorismo a partir de diversas iniciativas. O livro está a venda pelo site Portal dos Livreiros.

O time é formato pelos mindsetters Adriano Amui, Alessandro Spiller, Cesar Leite, Cristina Ljungmann, Fábio Prieto, Leandra Zamboni, Letícia Batistela, Paula Oliveira, Percival Puggina, Sebastião Ventura e Soraia Schutel.

“Quando as pessoas aprendem sobre o cérebro e como ele muda e cresce como reação aos desafios, tendem a perseverar quando falham porque não acreditam que o fracasso seja uma condição permanente”.

Adriano Amui

“A economia digital é infinitamente mais sofisticada que o modelo industrial. A mudança, aqui, é de grau e atitude. O trabalho irá migrar do técnico-manual para o reflexivo-intelectual, exigindo um consequente exercício lógico e intersubjetivo do pensamento”.

Sebastião Ventura

“Algoritmos inteligentes. Esse é o caminho para a famigerada Inteligência Artificial. Computadores e códigos mimetizando a nossa criatividade, a fim de especular sobre os fatos da ciência e da vida cotidiana”.

Paula Oliveira

Livro

Confira algumas páginas do livro e temas que são abordados nesta obra:

Lançamento

Fotos do dia do lançamento do livro na segunda edição do evento Dynamic Mindset, que aconteceu dia 09/07 no Instituto Ling em Porto Alegre:

Onde Comprar

Entre em Contato

Entre em Contato

Computação da PUCRS

Computação da PUCRS: o futuro por excelência

Um resgate de 40 anos de uma história de sucesso

Na sociedade do século 21, não se desenvolve um País somente com advogados e administradores, e sim com mais engenheiros, cientistas da computação e biotecnólogos. O livro Computação da PUCRS – O Futuro por Excelência mostra como a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) está alinhada com esse cenário e se tornou uma referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e na formação de um fortíssimo ecossistema de inovação do País, o Tecnopuc.

O resultado deste trabalho são talentos espalhados pelo mundo. Em Porto Alegre (RS), em uma das salas do prédio 32 da PUCRS, um grupo de alunos da Agência Experimental de Engenharia de Software (Ages) desenvolve um aplicativo que vai ajudar a aproximar pais que desejam adotar crianças aptas a serem adotadas.

Em diversas cidades espalhadas pelo Brasil, mais de 1,5 milhão de usuários trabalham, se exercitam ou relaxam com as músicas do Superplayer, aplicativo de streaming que nasceu de uma ideia de Cassio Goldschmidt, egresso do curso de Ciência da Computação da PUCRS. Hoje, a startup gaúcha faz parte da gigante de tecnologia Movile e já foi acelerada pelo Google.

No Hemisfério Norte, Ivan Santa Maria Filho vive o sonho de muitos jovens que entram na Faculdade de Informática almejando conquistar uma vaga em uma multinacional: ele é o gerente de desenvolvimento do Facebook, em Seattle (EUA). Milhares de quilômetros dali, na Austrália, Rodrigo Calheiros atua como professor e pesquisador em redes móveis sem fio e arquitetura de software da Western Sydney University.

Essas foram algumas das histórias vivenciadas por estudantes e profissionais egressos da Faculdade de Informática da PUCRS, que completou 40 anos em 2017, e que foram resgatadas pelo time do Estúdio Editorial para a produção do livro Computação da PUCRS: o futuro por excelência.

Foram meses de pesquisas em documentos históricos e mais de 30 entrevistas com personagens importantes, em um trabalho que contou com jornalistas, pesquisadores, designers e editores.

O resultado? Uma obra que mostra o passado, o presente e projeta o futuro desta importante instituição brasileira em um uma versão impressa e digital com download gratuito.

Formato

Site-Book Impresso

“Temos uma área do saber efervescente em demanda, em pesquisa aplicada e em geração de impactos relevantes para a economia e para o desenvolvimento social local e global. Nossos egressos e docentes são protagonistas do desenvolvimento tecnológico no cenário brasileiro e internacional”.

Ir. Evilázio Francisco Borges Teixeira

Reitor da PUCRS

“As profissões vão se alterar muito rapidamente nos próximos anos – a tecnologia vai assumir novos papéis e eliminar outros. É crítica uma parceria forte com a academia para identificar o que vai atrair e desenvolver as novas gerações”.

Cirano Silveira

Diretor de P&D da HP no Brasil, instalado no Tecnopuc

“A Facin/PUCRS/Tecnopuc realmente são pontos fora da curva das universidades brasileiras. É um reconhecimento impressionante”.

Mauricio Cristal

Ex-aluno e gestor de uma multinacional instalar no Tecnopuc

Onde Comprar

Entre em Contato

Entre em Contato

A aventura da transformação

anprotec-empreendedorismo inovador-incubadoras-parques tecnológicos-transformação

A aventura da transformação conta a história dos 30 anos do empreendedorismo inovador no Brasil e da Anprotec.

Com coautoria de Jorge Audy, Patricia Knebel e Sheila Pires e produção executiva end to end do Estúdio Editorial, a obra apresenta um retrato do Brasil que dá certo, do mundo da tecnologia, da inovação e da atitude empreendedora. As incubadoras, parques tecnológicos, aceleradores, coworkings e tantos outros mecanismos de geração do empreendedorismo, Ambientes que promovem o networking e a interação, e onde as coisas mais inteligentes que surgiram no último século estão sendo concebidas. É um ecossistema vibrante e ousado, em que o futuro acontece. Onde se constroem e se implementam visões de um futuro melhor, e que estão transformando a nossa vida.

O futuro passa por essa dinâmica e a Anprotec é a entidade que foi criada com a missão de ser a grande articuladora desse movimento. Há 30 anos, esse sonho começou. Uma aventura que só se tornou virtuosa porque contou com o talento, a criatividade, a transpiração e o idealismo de muitas pessoas.

Se enchermos o Brasil com centenas de startups que faturam de R$ 30 milhões a R$ 100 milhões, mudaremos o nosso País. Isso é capaz de mudar o humor de uma nação.

Sergio Risola

Coordenador do Cietec

Ao invés de priorizar os ativos tradicionais, como benefícios fiscais ou terrenos subsidiados, a vez é das startups e da valorização do capital humano altamente empreendedor e inovador.

Francisco Saboya Albuquerque Neto

diretor-presidente do Porto Digital

Resolver estes gargalos, que atrasam o desenvolvimento sustentável, demanda uma construção longa. Se começarmos agora, as consequências efetivas só serão sentidas pelas próximas gerações. De todas as variáveis, a inovação é a que pode avançar mais rapidamente. “Isso não vai resolver todos os problemas de modernização do nosso ambiente de negócios, mas é o principal fator na medida em que traz um ganho imenso de competitividade e geração de riqueza para o Brasil.

Rafael Lucchesi

diretor de Tecnologia e Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente do Conselho Consultivo da Anprotec

Muitas corporações estão olhando para o empreendedorismo e inovação com ótima intenção, mas nem sempre sabem por onde começar. As aceleradoras e incubadoras, assim como outros programas voltados a startups, podem ajudar muito esse processo. Estamos trabalhando junto a uma entidade com 30 anos de história e experiência.

Renato Valente

diretor da Wayra

Qual é o lugar da inovação? Geograficamente, pode estar na Índia ou em Caruaru, no interior de Pernambuco. “O que vale é alguém resolver um problema que tenha impacto mundial.

José Alberto Sampaio Aranha

fundador do Instituto Gênesis da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)