A Aventura da Transformação é o nome da obra que conta a história dos 30 anos do empreendedorismo inovador no Brasil e da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Com coautoria de Jorge Audy, Patricia Knebel e Sheila Pires e produção executiva end to end do Estúdio Editorial, a obra apresenta um retrato do Brasil que dá certo, do mundo da tecnologia, da inovação e da atitude empreendedora.

O livro fala das incubadoras, parques tecnológicos, aceleradores, coworkings e tantos outros mecanismos de geração do empreendedorismo. “Foi em ambientes assim, de networking e interação, que as coisas mais inteligentes que surgiram no último século foram concebidas. É um ecossistema vibrante e ousado, em que o futuro acontece. Onde se constroem e se implementam visões de um futuro melhor e que estão transformando a nossa vida”, relata Jorge Audy, idealizador do Tecnopuc e co-autor da obra.

O ecossistema de inovação brasileiro envolve mais de 100 áreas de inovação, mais de 400 mecanismos de geração de empreendimentos, que abrigam mais de 8 mil empreendimentos e startups em todas as regiões do Brasil. Para o economista e diretor-presidente do Porto Digital, Francisco Saboya Albuquerque Neto, hoje em dia é tão ou mais relevante atrair pessoas do que empreendimentos. “Ao invés de priorizar os ativos tradicionais, como benefícios fiscais ou terrenos subsidiados, a vez é das startups e da valorização do capital humano altamente empreendedor e inovador” , arremata.

A obra contou ainda com reportagens das jornalistas Patricia Comunello e Cristine Pires.